terça-feira, 26 de maio de 2009

Responsabilidade Social Corporativa: mais do que marketing ou mera filantropia, é estratégia de sustentabilidade.


A Responsabilidade Social Corporativa é o processo de reflexão e preocupação das organizações com os impactos que suas atividades podem gerar para a sociedade como um todo. Tem como princípio a ética e transparência nas relações com seus stakeholders (partes interessadas), indo muito além de uma postura politicamente correta, mas exigindo atitudes socialmente responsáveis de seus fornecedores, acionistas, investidores, do poder público; respeitando as diferenças, difundindo ações de educação e preservação ambiental, como a implementação da logística reversa, promovendo o bem estar e a qualidade de vida de seus colaboradores, clientes bem como de toda comunidade.

Para muitos pode ser modismo, oportunidade de marketing e promoção de produtos e serviços, para outros é estratégia deliberada de sustentabilidade. A Responsabilidade Social Corporativa vem crescendo e ganhando espaço gradativamente sobre o foco empresarial – seja pela pressão do mercado, seja pelo espírito de conscientização. Porém, seu conceito, que tem evoluído e se aproximado da idéia de sustentabilidade, ainda é confundido por empresas, entidades sociais e pela comunidade de um modo geral, como mera filantropia ou marketing social. O que é uma reflexão errônea, pois não levam em consideração tantos outros agentes e os empreendimentos acabam se limitando a ações de curto prazo que jamais serão suficientes para resolver as mazelas sociais.
Dessa forma
, uma empresa socialmente responsável, além de atender as necessidades de seu ambiente externo, passa a difundir seus valores por toda a cadeia no qual suas atividades estão inseridas – qualificando e promovendo um clima organizacional favorável, estimulador, prazeroso – e, principalmente, entendendo e absorvendo a Responsabilidade Social como pilar do desenvolvimento sustentável e estratégico de seus negócios.

Segundo pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a participação do meio empresarial na área social aumentou de 59% em 2008 , sendo aproximadamente 600 mil empresas que atuavam em algum tipo de atividade de cunho social, o que demonstra um crescimento significativo, mas que precisa e pode ser melhorado.

Michael Porter, o guru da estratégia, acredita que as empresas que terão sucesso no futuro serão aquelas que enxergarem a responsabilidade corporativa como ponto estratégico na sua gestão.

{É importante ressaltar que é preciso maturidade para entender que de nada adianta gastar milhões, se não há atenção, dedicação e o devido acompanhamento de como está sendo direcionado o investimento nos projetos sociais, ambientais ou culturais, analisando quais os resultados foram obtidos, avaliando os benefícios proporcionados e buscando sempre a melhor forma de administrar esses recursos.}

Assim, ao aliar as práticas socio-ambientais às estratégias de seu negócio, a organização pode não ser capaz de resolver todos os problemas – afinal é um trabalho árduo e de longo prazo – mas, com a sua efetiva participação ela conquistará mais do que marketing institucional, ganhará maior satisfação, motivação e empenho de seus colaboradores; fidelização, consolidação de uma imagem positiva e conseqüentemente, reconhecimento pelos consumidores, ganhos de novos mercados, além de colaborar para a preservação dos recursos ambientais, culturais e contribuir para o desenvolvimento de todos e das gerações futuras. Logo, é importante a quebra e a revisão de velhos paradigmas e uma maior conscientização do corpo empresarial em fazer da Responsabilidade Social Corporativa parte integrante e fundamental de suas atividades. Pois, como afirma Peter F. Drucker em seu livro O melhor de Peter F. Drucker – A Administração: “Nenhuma das nossas instituições existe por si só nem é um fim em si mesma. Cada uma delas é um órgão da sociedade e existe em função da sociedade. A empresa não é exceção. Não se pode justificar a livre empresa por ser boa para os negócios e sim por ser boa para a sociedade”.
EVENTUAL FLEX LTDA